terça-feira, 11 de maio de 2010

Cadeira de rodas - como escolher?

A cadeira de rodas é o sistema de locomoção sobre uma cadeira de rodas sendo utilizada por pessoas (mais recentemente também animais) com dificuldade para se locomover.

Atualmente existem em modelos de movimentação manual ou elétrica pelo ocupante ou empurrada por alguém. Novos modelos permitem a subida de escadas, podendo ser largamente utilizada por pessoas portadoras de deficiência física.

As cadeiras de rodas devem promover a segurança e o conforto na sua utilização como a ergonomia, peso e design.

Neste sentido a robustez e a qualidade são fatores chave no processo de fabricação, tendo sempre em atenção os chamados modelos de grande consumo, mas também os modelos específicos e adaptados a determinadas situações específicas, como são:

-locomoção diária
-cuidados de higiene
-desporto
-atividades de lazer

Obviamente, as cadeiras de rodas, são somente um aspecto de muitos a ter em consideração quando se acolhe alguém com mobilidade reduzida no seio de uma casa, sendo todas as restantes situações (e não limitadas a):

-acessibilidades: no que diz respeito a escadas
-geriatria: sofás e mobiliário de bem-estar
-higiene e wc: cadeiras de banhos, bancos e elevadores de banheira, barras de -segurança para banho
-conforto: almofadas e colchões específicos
-mobiliário de quarto: camas articuladas
-transferência: gruas e arneses

As cadeiras de rodas devem ser adquiridas de acordo para uso a que se destinam, isto é, no momento de escolher a cadeira de rodas devem ser tidos em consideração a fiabilidade, a robustez, desgaste de pneus e o conforto para o usuário, bem como, a adaptação da cadeira de rodas aos diferentes tipos de pavimento aonde se vai deslocar e as respectivas irregularidades.

No caso de se destinar a uma pessoa portadora de deficiência física, deve-se, ter em consideração, às indicações terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas que acompanham a pessoa deficiente, não esquecendo sempre os fatores já referidos anteriormente, durabilidade, funcionalidade e ergonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário